A palavra Belém (Bethlehem) significa a casa do pão. Nome mais que significativo para o lugar onde nasceu o Menino Jesus. O lugar é repleto de realidades que nos fazem refletir sobre a vinda do Menino-Deus.
A entrada da Basílica que hoje protege a gruta do nascimento, tem uma pequena porta, cerca de um metro; lembramo-nos da humildade, do rebaixamento do Senhor (cf. Fl 2, 4 - 10) e sentimos que para se aproximar do Senhor é preciso se rebaixar, ser humilde.
No exato lugar onde a tradição identifica ter ficado a manjedoura hoje existe uma estrela dourada, ela manifesta a identidade Daquele que ali nasceu: Jesus é a estrela que ilumina e expulsa toda treva, é o sol nascente que veio nos visitar (cf. Lc 1, 78s).
Na longa fila para descer à gruta de Belém escutamos tantas línguas, pessoas de tantas nacionalidades, fisionomias tão distintas; alguns poderiam comparar à Torre de Babel, tanta gente falando e ninguém entendendo, porém parece mais Pentecoste, pois na diferença todos se entendem, pois o que nos une é uma mesma fé Naquele que se fez pobre para nos enriquecer (cf. 2Cor 8, 9). Que a singeleza de Deus Menino nos ajude a ter um coração puro, simples e humilde como de criança. Amém!
Evandro Andrade
Fonte: /www.facebook.com/photo.php?
Nenhum comentário:
Postar um comentário