Mesmo depois da chuva no ano passado a situação para os agricultores em Barrocas não esta boa . Em algumas regiões os tanques estão com uma boa porcentagem de água, porém nos pastos não se encontra comida para os animais! Nos quatro cantos da cidade por onde se passa percebe-se que os pastos estão praticamente secos, ou seja, a seca não deu trégua, e mesmo depois de uma ótima chuva na cidade no fim do ano passado os problemas persistem. O sol forte dos últimos dias só tem agravado a situação; alguns agricultores sobrevivem do que planta e, devido a essa estiagem, a situação fica difícil!
Será que existe algum programa pela Secretaria Municipal de Agricultura, algo que possa pelo menos amenizar o sofrimento na agricultura familiar?
Ressaltando, existe na região o MOC que com alguns projetos ajuda agricultores a se prevenir do grande impacto que a seca no Nordeste traz. Alguns desses modelos de projetos poderão ser copiados pela Secretaria de Agricultura do Município, assim estará ajudando na orientação do povo para uma alimentação melhor e com isso a saúde também melhorara!
Nesse domingo (13), mesmo depois de uma pequena garoa, percebe-se que o tempo vai continuar quente e o que quero passar para os agricultores e para toda população de Barrocas é que os velhos costumes dos nossos pais devem-se colocar em prática e juntamente com a tecnologia de hoje, sabemos que o sofrimento da família e das criações será amenizado.
Lembro que esta é a pior seca dos últimos 50 anos, porém seca não é novidade no Nordeste, portanto não dá para entender a falta de planejamento que gera tamanho sofrimento.
Por Luciano Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário