Aconteceu nos dias 4 e 5, ou seja, sábado e domingo, o Encontro Baiano de Capoeira – III Festival de Jogos, idealizado pelo Grupo ACEM, Mestre Kako e Contre Mestre Renny em Barrocas.
O evento aconteceu no Módulo Esportivo e contou com grupos de diversas cidades da Bahia, que puderam mais uma vez trazer a Barrocas o melhor da Capoeira, atraindo assim um público expressivo que, com toda certeza, gostou do que viu.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. O Contre-mestre, conhecido Renny Maia, tem um trabalho valoroso na cidade, fruto de anos de dedicação, hoje conta com pessoas que lutam para manter ativo a vertente do Grupo ACEM em Barrocas.
Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Em Barrocas muitos se esforçam para manter ativa a prática da capoeira, mas assim como as demais manifestações culturais, não tem sido fácil, por isso precisamos parabenizar a todos que se dedicam não apenas praticar a Capoeira mas também a incentivar e disseminar a sua prática.
A Prefeitura Municipal apoiou o evento e esteve representada pelo Secretário de Cultura Esporte e Lazer Ricardo Mota.
Fonte: Jornal @ Nossa Voz
Nenhum comentário:
Postar um comentário