No final do mês de junho viajei para alguns municípios do interior da Bahia, para participar de convenções e outros eventos políticos… Dentre eles, municípios na região que sofre com a seca na Bahia.
Estou horrorizada com as consequências da falta de políticas públicas que minimizem os efeitos da estiagem que vitima o sertanejo. Milhares de famílias não possuem água para absolutamente nada, os animais e as plantações estão morrendo. Hospitais e escolas sem água. População desolada!!!
E eis que, em pleno século XXI, a indústria da seca se mostra mais forte do que SEMPRE. Carros pipas são enviados para cidades cujos prefeitos são aliados de determinados políticos, famílias ficam sem assistência por que não apoiam prefeitos… Enfim…
E ainda tive que ouvir a frase: “Para os prefeitos que souberam trabalhar direito, a seca foi ótima. O povo está endeusando eles”.
É mole?
Na estrada entre o município de São Domingos e Valente, vi dois carros pipa carregando numa saída de água para levar para o município de São Domingos. Fenômeno sazonal, a estiagem tem vitimado o povo nordestino, sem nunca se encontrar (por falta de interesse) solução definitiva por parte do governo.
Essas cidades situam-se na região sisaleira, onde testemunhei a ausência de planejamento do governo estadual e a resistência do sertanejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário