Uma das festas que mais se destacam no interior é a festa do padroeiro. Em Barrocas não é diferente. E mais ainda: Sendo São João Batista o padroeiro, sua festa coincide com os festejos folclóricos do mês de junho, o que dá mais movimento e animação a toda comunidade religiosa e civil.
A parte religiosa católica foi comemorada com uma novena preparatória à festa que acontece no calendário litúrgico no dia 24 de junho. Durante as nove noites, a Igreja Matriz esteve sempre repleta de fiéis. Padres de outras paróquias foram convidados para a celebração da missa e pregação. As equipes de liturgia e os grupos responsáveis pelos cantos destacaram-se pelo desempenho de suas tarefas. Em tudo se notava organização, capricho e bom gosto. Na praça, em frente à igreja, após os atos religiosos, havia entretenimento para as pessoas que frequentavam as barraquinhas de doces, comidas, refrigerantes e de outras curiosidades, tudo acompanhado ao som de música animada, ao vivo.
A Missa festiva foi presidida por Dom Itamar Vian, arcebispo da arquidiocese de Feira de Santana. Após a missa, houve procissão com a imagem do padroeiro e cada comunidade da paróquia levou seu estandarte ao longo da procissão. Uma bênção solene com o Santíssimo Sacramento encerrou a procissão e os festejos do Padroeiro.
A FESTA POPULAR
Devido à longa estiagem por que vinha passando o município e região, a Prefeitura de Barrocas achou por bem não convidar bandas famosas para animar os festejos populares. Optou por contratar as bandas da região que animaram a festa na sede do município e também nos povoados onde tradicionalmente se festeja o São João, como no Rosário, Ouricuri, Ipueira e Minação.
As festas de padroeiro no interior são queridas e trazem muita saudade às pessoas que deixaram seu interior, sua cidade natal ou o povoado onde nasceram e enfrentaram o mundão lá fora por motivo de estudo, de trabalho, de casamento ou por tantos outros motivos. Entre outras lembranças, levaram a memória das festas religiosas com seus cânticos litúrgicos, benditos populares, ladainhas, novenas, trezenas, leilões, feiras-chiques e quermesses na pracinha.
Também neste ano, em Barrocas, muitos de seus filhos mesmo cheios de obrigações, deveres e responsabilidades, deram um jeitinho e vieram visitar sua terra, celebrar a festa de seu padroeiro, visitar a igreja onde foram batizados, onde fizeram a primeira comunhão e, talvez, foram crismados e casados.
Vieram dançar um forrozinho na praça ou em casas de amigos, tomar aquele licorzinho e saborear aquela comida caseira que há muito não degustavam.
Festa de padroeiro, ocasião propícia para reavivar o sentimento religioso... Festas populares no interior, momento importante para rever velhos amigos, parentes e reatar os laços de amizade. Festa de padroeiro no interior, tempo de relembrar... Tempo de saudade para quem vive longe de seu torrão natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário