sábado, 30 de abril de 2016

DILMA TEM MAIS AMIGOS PRESOS HOJE COMO PRESIDENTE DO QUE NOS "TEMPOS TERRORISTA"



A situação política vivida no Brasil gera absurdos jamais vistos em outros países sérios. Quando um procurador de justiça informa sobre a existência de uma organização criminosa, a última coisa que qualquer cidadão espera ouvir é que esta organização criminosa está instalada no governo do país. Quando um juiz da Suprema corte aponta para a existência de uma organização criminosa, ninguém espera que esta organização seja o partido que governa o país. Pode parecer um absurdo ouvir de um procurador ou de um juiz do STF a declaração de que exista uma organização criminosa no governo do país e no partido que governa o país. Mas se eles dizem isso, é porque há.

De outro modo, perderiam seus cargos e seriam presos. Um outro fato surpreendente é ver que todos os dias são presas pessoas que desfrutam do convívio, da amizade e da confiança dos presidentes da República. Não é normal que qualquer cidadão de bem tenha tantos amigos presos, que dirá um presidente da república. E não adianta negar as amizades. As fotos dos abraços, beijos e sorrisos de cumplicidade com estas pessoas presas estão em todos os lugares na internet. Os financiadores das campanhas de Dilma estão todos presos ou usando tornozeleiras eletrônicas. Seus tesoureiros de campanha e marqueteiros também estão todos enjaulados. Já se sabe que boa parte dos poucos amigos que sobraram vão ser presos em breve. Um absurdo.

Existem tantas pessoas presas e investigadas que possuem relação direta com o ex­presidente

Existem tantas pessoas presas e investigadas que possuem relação direta com o ex­presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff que chega a ser surpreendente. É possível que Dilma não tenha tido tantos camaradas presos nem mesmo na época em que era terrorista, que praticava assaltos e atentados. Os companheiros de Dilma de hoje são os mesmo daquele tempo. O problema é não são mais presos por terrorismo ou assaltos, mas por crimes de corrupção e formação de quadrilha; Desde a chegada do PT ao poder, o Brasil virou mesmo o país da bandidagem.

Serra e Cássio rebatem falsas acusações do PT contra senador Anastasia, relator do impeachment

Senadores tucanos saíram em defesa nesta quinta-feira (28) do relator da comissão especial do impeachment do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), que está sendo acusado pelo PT de ter editado decretos ilegais de crédito suplementar quando foi governador de Minas Gerais. Senadores da base aliada ao governo chegaram a se reunir nesta quinta-feira com o deputado estadual do PT mineiro, Rogério Correia, para planejar a montagem de um dossiê contra Anastasia.

O senador José Serra (PSDB-SP) disse que, quando o ex-governador de Minas Gerais editou créditos suplementares para algumas secretarias, fez tudo dentro da lei estadual – que permite créditos desse tipo até 10% do valor do orçamento destinado a cada pasta. Serra destacou que qualquer dossiê contra Anastasia será falso e que quem cometeu crimes de responsabilidade fiscal foi a presidente Dilma Rousseff, motivo pelo qual deve sofrer impeachment.

“O senador Anastasia não deu pedalada nenhuma. Governou Minas Gerais muito corretamente. É um homem competente, honesto. Honra Minas Gerais e honra os seus colegas de partido e de Senado aqui em Brasília. É um homem, eu diria para você, inatacável. O que eles estão fazendo agora é pura encenação para distrair a atenção do fato, que está sendo votado um processo de impeachment dentro da legalidade, supervisionado pelo Supremo Tribunal Federal com motivos explicitamente apresentados e com votação democrática”.

Serra ainda destacou que, desde a indicação do nome de Antonio Anastasia para a relatoria da comissão, os titulares do colegiado contrários ao impeachment tentam desqualificá-lo para o cargo por ele fazer parte do PSDB que já declarou ser a favor do afastamento da presidente da República.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), afirmou que o ataque contra o senador Anastasia é um ato desesperado para desqualificar o parecer que será apresentado pelo relator no próximo dia 06 sobre o pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

“Não conseguindo apresentar uma defesa minimamente consistente, o governo da presidente Dilma e seus representantes tentam desqualificar o que faz a acusação. É uma prática antiga, é algo que já conhecemos há muito tempo. Então é uma acusação absolutamente infundada que parte de notório criminoso, uma pessoa desqualificada [Rogério Correia], que há muito tempo faz esse embate em Minas Gerais e agora quer montar esse circo no Brasil inteiro. Nós vamos refutar com energia, com força, com coragem, com determinação, mais essa patifaria que o PT faz para tentar atingir a honra dos homens de bem”.

O BNDES E AS PEDALADAS

Em sua participação na comissão especial do impeachment no Senado, a advogada e professora de direito Janaína Paschoal contestou a tese do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, de que pedaladas fiscais tenham sido legais e praticadas para, entre outros pontos, beneficiar programas sociais. “Nunca falam do Bolsa Empresário. Por que esse PSI encheu de dinheiro grandes empresários, bilionários? Fala-se que pedaladas foram feitas para pagar equalização dos juros. O governo mandou o BNDES distribuir nosso dinheiro a juros ridículos. Só que o BNDES, ao captar esse dinheiro, tinha que pagar juros elevadíssimos. Isso gerou empregou ou riqueza para o país? Pagamos para rico e bilionário ganhar dinheiro a nossas custas. Esse é o governo que se preocupa com o social”, atacou a jurista.

O governo poderia ter evitado as pedaladas fiscais se não tivesse transferido para o BNDES o montante de R$ 716 bilhões entre 2008 e 2014. Esse montante foi atingido a partir dos repasses de recursos do Tesouro e de fundos como FGTS, FAT e PIS/Pasep ao Banco.

Essa enorme quantia acabou beneficiando “grandes empresas, escolhidas pelo governo para serem campeãs do capitalismo nacional, e países governados por ditaduras corruptas”. Só o governo de Angola recebeu R$ 8,8 bilhões do BNDES, a juros subsidiados pelo Tesouro do Brasil, além de outros, como Cuba, Venezuela e mais de uma dezena de países.

Confira...


Não provoquem Janaína, porque Janaína não tem medo.


Janaína (foto) poderia ter feito como muitos: aos vinte e poucos anos, de posse de seu diploma de bacharel em direito, poderia ter prestado um concurso qualquer e estar vivendo uma vida tranquila sob as asas estatais, com a estabilidade perpétua de todo funcionário público.

Janaína poderia também estar confortavelmente em sua vida acadêmica; e, em alguns domingos de sol, poderia eventualmente ir à Avenida Paulista, vestida de verde e amarelo, juntando-se à multidão, para protestar contra o governo despótico e ladrão.

Você e eu fizemos isso.
Mas Janaína fez mais.
Você e eu sabemos disso.

Janaína, no Senado da República, enfrentou as hienas petistas e pecedobistas, que babavam coléricas.

Janaína reduziu a pó um certo senador de Roraima, metendo-lhe o dedo na cara e o fazendo calar-se.

Janaína LAVOU NOSSA ALMA ao esculachar, inclemente, a dita oposição - frouxa, omissa e cúmplice -, cuja covardia é responsável DIRETA pelos quase 14 anos da desventura lulopetista:

- Não quero mais ouvir que sou tucana (...) Vejam bem a minha personalidade e me digam se eu sou tucana.

Janaína é um dos nomes de Iemanjá. Arquétipo que nos leva a Afrodite. E a Nossa Senhora. E às mães. E às mulheres todas.

No momento em que a doidivanas, ocupante ocasional do Palácio do Planalto, brada ensandecida que está sendo vítima de um "golpe", entre outras coisas, "machista", feliz é quem está do mesmo lado que essa neta de nordestinos, 41 anos, advogada e brasileira:

Janaína é a verdadeira mulher de coração valente.

Fonte: Pedro Jr Fernandes

sexta-feira, 29 de abril de 2016

PGR ESTUDA PEDIR PARA INVESTIGAR DILMA POR DESVIO DE FINALIDADE


http://welbi.blogspot.com.br/…/pgr-estuda-pedir-para-invest…
Gerson Camarotti - G1
A Procuradoria Geral da República já estuda pedir ao Supremo Tribunal Federal autorização para investigar a presidente Dilma Rousseff por desvio de finalidade, informa o repórter Marcelo Cosme, da GloboNews. O pedido de investigação deve acontecer em breve, dentro do contexto da gravação autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro, em que Dilma combina com o ex-presidente Lula enviar o termo de posse.

Para investigadores, Dilma nomeou Lula ministro-chefe da Casa Civil para que o ex-presidente ganhasse o foro especial do STF. Outras gravações com autorização judicial revelaram o temor de petistas de que Lula poderia ser preso a qualquer momento por decisão da primeira instância. Para integrantes da PGR, independentemente do processo de impeachment, essa investigação terá que ser feita.

Para investigadores da PGR, a investigação precisa ser feita agora porque, se a espera for longa, Dilma pode perder o cargo de presidente, e o caso passa para a primeira instância. 

Lula

Em relação a Lula, a PGR já avalia que o ex-presidente petista não terá chance de ser ministro. Os procuradores estudam, agora, como deve ser dividida a investigação sobre ele na Lava Jato, separando o trecho que vai para o Supremo e o que ficará com a Justiça Federal do Paraná. Para investigadores, a situação do ex-presidente é delicada.

Por Blog do Welbi :: 29.4.16


terça-feira, 26 de abril de 2016

O Papa denuncia o clericalismo e a criação de uma “elite laical”

PAPA FRANCISCO

Em carta dirigida publicada hoje, dirigida ao Exmo. Card. Marc Ouellet, Francisco reflete sobre a participação pública dos leigos na vida dos povos latino-americanos

Em carta dirigida ao Exmo. Card. Marc Ouellet, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, o Papa Francisco refletiu sobre a participação pública dos leigos na vida dos povos latino-americanos, tema este abordado no encontro do pontífice com os membros participantes da Assembleia da Pontifícia Comissão para a América Latina e do Caribe, ou seja, o “indispensável compromisso dos fieis leigos na vida pública dos países latino-americanos”.

Francisco partiu de um olhar para o povo santo de Deus, entendendo que “um pai não se entende a si mesmo sem os seus filhos. Pode ser um excelente trabalhador, profissional, esposo, amigo, mas o que o torna pai tem rosto: são os seus filhos. O mesmo acontece conosco, somos pastores. Um pastor não se concebe sem um rebanho que está chamado a servir”.

Por tanto, refletir nos leigos significa sair das belas frases e passar para a ação. É reconhecer que todos entramos na Igreja como leigos. “Ninguém foi batizado sacerdote ou bispo”, esclareceu o papa.

Um dos principais erros – já denunciado em outras ocasiões pelo bispo de Roma – é o do clericalismo. Esta atitude anula a personalidade dos cristãos e tem a tendência de diminuir e desvalorizar a graça batismal, segundo Francisco. “O clericalismo se esquece de que a visibilidade e a sacramentalidade da Igreja pertence a todo o Povo de Deus e não só a uns poucos eleitos e iluminados”

Contudo o papa destaca nessa carta que a religiosidade popular tem sido um dos poucos lugares livres do clericalismo. Apontou, assim, que “Uma ação que não fica ligada à esfera íntima da pessoa mas, pelo contrário, se transforma em cultura”.

O pastor tem, portanto, a missão de acompanhar o leigo, mas não de atuar no lugar dele. Escreveu o pontífice:

“Nunca é o pastor que deve dizer ao leigo o que deve ou não dizer. Eles sabem o mesmo ou até mais do que nós. Não é o pastor que deve determinar o que o leigo deve dizer nos diversos âmbitos. Como pastores, unidos ao nosso povo, devemos perguntar-nos como estamos estimulando e promovendo a caridade e a fraternidade, o desejo do bem, da verdade, e da justiça. Como fazemos para que a corrupção não crie raízes nos nossos corações”

Erroneamente criamos uma ‘elite laical’ – afirmou o Papa – acreditando que só são leigos comprometidos aqueles que trabalham em “coisas de padres” e esquecemos, descuidamos do fiel que muitas vezes queima a esperança na luta diária por viver a fé”

O pastor, assim, está sempre “discernindo com o nosso povo e nunca pelo nosso povo ou sem o novo povo”.

Nesse sentido, “A enculturação é um trabalho de artesãos e não uma fábrica de produção em série de processos que se dedicariam a “fabricar mundos ou espaços cristãos”.

A principal tarefa dos pastores é a de cuidar especialmente de duas memórias, segundo Francisco: a memória de Jesus Cristo e a memória dos antepassados porque “Perder a memória é desenraizar-nos de onde viemos e, por conseguinte, não saberemos para onde vamos”

Por fim, Francisco destacou o papel da família na vida de fé dos leigos. “Foi no silêncio da vida familiar onde a maioria de nós aprendeu a rezar, amar, viver a fé”.

Share this Entry

REDE GLOBO FICA COM 90% DO DINHEIRO ARRECADADO DO CRIANÇA ESPERANÇA, DIZ DOCUMENTO DESCOBERTO

WikiLeaks divulga documento que mostraria que a Globo fica com 90% do dinheiro do Criança Esperança. Confira abaixo o link para o documento e confira você mesmo.

Com informações do Wikileaks Promovida pela TV Globo em parceria com o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância -, a campanha já arrecadou R$ 122 milhões, em 18 anos, investidos integralmente no Brasil.

O Show do Criança Esperança completou 18 anos de alegria. Sob o comando de Renato Aragão, a festa de solidariedade teve a sempre presente Xuxa e muitos outros convidados como Sandy & Junior, Caetano, Angélica e Maurício Mattar.

WikiLeaks divulga documento que mostraria que a Globo fica com 90% do dinheiro do Criança Esperança. Confira abaixo o link para o documento e confira você mesmo.

Um documento publicado pelo site WikiLeaks, famoso por divulgar materiais e informações confidenciais de governos e empresas, registra uma investigação sobre o recebimento de verbas da campanha Criança Esperança da Rede Globo pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O documento pode ser encontrado no site do Wikileaks no endereço abaixo:


O documento, de 15 de setembro de 2006, revela um telegrama que teria sido enviado do escritório da Unesco em Paris, na França, para Washington, capital dos EUA. O material relata uma solicitação de reunião do então embaixador brasileiro na capital francesa, Luiz Filipe de Macedo Soares, com lideranças da entidade da ONU para discutir irregularidades ocorridas no escritório da Unesco em Brasília.

Informações: Pensa Brasil.

JUIZ MORO PREPARA A PRISÃO DO EX-PRESIDENTE LULA

Em: 25/04/16
“A Lava-Jato dispõe de indícios e provas suficientes para prender Lula por obstrução da Justiça, ocultação de bens em nomes de terceiros e recebimento de dinheiro por palestras que não fez. Lula só não foi preso ainda porque o Supremo Tribunal Federal avocou a responsabilidade de decidir o futuro dele, uma vez que Dilma o havia nomeado ministro. Em breve, pode mandar prendê-lo. Ou deixar que o juiz Sérgio Moro o faça”, afirma o colunista Ricardo Noblat.

“O mensalão não foi um escândalo, e o petrolão outro. Rodrigo Janot, Procurador-Geral da República, admitiu na semana passada que os dois não passam de uma coisa só – um bilionário esquema de corrupção para sustentar no poder o PT e seus aliados. Lula reelegeu-se, elegeu Dilma e a reelegeu. Mas Dilma está a poucos dias de cair. E ele, Lula… “.

“A Lava-Jato dispõe de indícios e provas suficientes para prender Lula por obstrução da Justiça, ocultação de bens em nomes de terceiros e recebimento de dinheiro por palestras que não fez. Lula só não foi preso ainda porque o Supremo Tribunal Federal avocou a responsabilidade de decidir o futuro dele, uma vez que Dilma o havia nomeado ministro. Em breve, pode mandar prendê-lo. Ou deixar que o juiz Sérgio Moro o faça”, diz (leia aqui).

Fonte: O GLOBO 

Créditos: Ricardo Noblat

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Lula fala a partidos de esquerda estrangeiros: Legislativo é “quadrilha que fez a agenda do caos no Brasil”

O ex-presidente e o presidente do PT, Rui Falcão, falaram na Aliança Progressista, evento de partidos de esquerda de diferentes países.

Por: Reinaldo Azevedo 25/04/2016
O ex-presidente Lula se manifestou publicamente, hoje, pela primeira vez desde a aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara. Na abertura do seminário internacional da Aliança Progressista, um evento que reúne partidos de esquerda de diferentes países, o petista disse que o Brasil viverá “momentos de combate democrático” e que aqueles que tentam destruir o PT não terão sucesso, pois haverá “muita luta”. Ao falar sobre o processo de impedimento de Dilma, Lula afirmou que a presidente foi vítima de um “pelotão de fuzilamento” e que a Câmara dos Deputados é comandada por uma “quadrilha legislativa que implantou a agenda do caos no Brasil”.

Em um determinado momento, o ex-presidente admitiu que o atual governo tem lá suas falhas, mas, segundo ele, a culpa da crise é da oposição, que apostou em “aprofundar o caos” por não aceitar o resultado da eleição de 2014.

Lula fez dois discursos para o encontro. Um deles foi lido por Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula, para poupar sua voz.

Também presente, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, voltou a atacar o vice-presidente Michel Temer. Na abertura do seminário internacional da Aliança Progressista, um evento que reúne partidos de esquerda de diferentes países, o dirigente petista chamou Temer de “traidor” e de “comandante do golpe”. Segundo ele, o peemedebista conspirou abertamente contra Dilma e, caso se torne mesmo presidente, apresentará ao Brasil “um programa antipopular, de supressão de direitos civis e sociais, e de privatizações”.

No discurso, Falcão criticou também a imprensa e outros setores da sociedade. Para ele, “a escalada golpista só foi possível graças à participação ativa do grande capital, de setores do aparato policial e judicial do estado, mancomunados com a mídia monopolizada e a oposição de direita”.

JORNAL DOS EUA AFIRMA: 'BRASIL CAIU EM TEIA DE CORRUPÇÃO DURANTE GOVERNOS LULA E DILMA'

Photogallery - Jornal dos EUA afirma: 
'Brasil caiu em teia de corrupção durante governos
Lula e Dilma'
The New York Times afirma que Brasil atravessa grave crise política e econômica no Governo Dilma, a poucos meses das Olimpíadas do Rio de Janeiro. 

A grave crise política, econômica e social enfrentada pelo Brasil, a partir dos desdobramentos dos escândalos de corrupção que envolveram dramaticamente a Petrobras - cujos desvios bilionários dos cofres públicos da estatal trazem enormes prejuízos ao país - despertou a atenção dos meios jornalísticos em todo o mundo.

O jornal norte-americano "The New York Times", um dos mais renomados e importantes veículos de comunicação nos EUA, traz em sua capa manchete que remete à crise política brasileira durante o governo da presidente Dilma Rousseff e toda a "teia de corrupção" descoberta a partir das investigações da Polícia Federal e do Ministério Público.

Na capa do jornal, as fotos que ilustram praticamente meia página são da presidente Dilma; do ex-presidente Lula; do senador petista e delator da Lava-Jato, Delcídio do Amaral; e também do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações sobre a corrupção na Petrobras. A matéria relata ainda a delação premiada de Delcídio do Amaral e a crise gerada a partir dos governos Lula e Dilma, tendo como "centro" o escândalo de corrupção na maior estatal brasileira: a Petrobras.

Destaque a Sérgio Moro A reportagem do jornal americano menciona também o papel do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações de crimes cometidos na Petrobras. De acordo com a reportagem, o juiz estimulou os acordos de colaboração premiada, oferecidos aos investigados, de forma que pudessem atenuar suas penas e contribuir para o aprimoramento e desenlace das apurações.

A imprensa norte-americana destacou ainda o caso referente à nomeação de Lula como ministro da Casa Civil e a suspensão deste ato devido à polêmica da divulgação dos áudios das gravações entre ele e Dilma - fator preponderante para que se paralisassem os efeitos da nomeação e consequentemente, a posse de Lula. Num momento mais descontraído, a matéria cita que o senador Delcídio cantarolou um trecho da música "Cartomante", de Ivan Lins, e afirmou:" É isso mesmo, está todo mundo caindo junto".

Politicaiada promove abandono em massa do PT e vão para REDE, PDT, PSOL PMB...

A PeTezada está armando a capa do partido depois da votação do impeachment na câmara.

A maioria dos prefeitos, vereadores e deputados que, pretendem disputar as eleições municipais de 2016, abandonaram o partido do Lula e da Dilma e foram para siglas como Rede de Marina Melansiva, PDT, Psol, PMB entre outros.

O fato é que somente militontos, alienados, cegos e coniventes à realidade do país e nóias ainda estão com o PT.

Até o povão, das vilas, do interiorzão, não quer nem saber mais de PT e comunismo. Muito menos falar de Dilma, Lula e aliados. Verdade seja dita, já era pro PT e o PT sabe disso. Por isso, estão migrando para os 'planos B' e o maior deles é a Rede da Marina Melansilva. Muito cuidado com essa jararaca 2.

E não esqueçam, eles saem do PT mas o PT não sai deles.

(Se quiser ler mais sobre o abandono em massa,  clique aqui)
===
REVEJA>>>

Prefeito que fez festa para o MST abandona o PT e pula para o PDT no Paraná.

domingo, 24 de abril de 2016

Lula confirma a deputados que maior medo é perder de lavada. Ouviu diversos "nãos" neste domingo

O ex-presidente Lula irá acompanhar a votação do impeachment ao lado da presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Lula fez várias ligações para governadores e parlamentares pedindo que considerem as coisas boas que Dilma fez por eles, atendendo a pedidos de liberação de recursos e outros políticos acordos "vantajosos".

O ex-presidente reconheceu a situação delicada de muitos deputados que lhe negaram o apoio de última hora, dada a forte onda de repúdio contra o governo Dilma e o PT na atualidade. O risco de sacrificar uma carreira política votando contra o impeachment é muito alto, avaliam alguns parlamentares com quem Lula conversou. A oferta de integrar um governo eventual governo pós-impeachment de Dilma também não seduziu os parlamentares abordados por Lula.

Interlocutores do petista confirmam que a partir das 14 horas, o ex-presidente já havia se dado por vencido. Enquanto aguardava a confirmação da possibilidade de acompanhar a votação ao lado de Dilma no Planalto, Lula teria dito que "quem era de fechar com a gente, já fechou". O temor agora é o de que os que "fecharam" com Lula mudem de ideia na última hora e votem a favor do impeachment.

Dilma está acabada, confirma Renan Calheiros.

O presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros, já havia feitos previsões pessimistas quanto ao futuro da presidente Dilma Rousseff bem antes da votação do impeachment na Câmara dos Deputados, no dia 17 de abril. No mês de março, Renan admitiu que, caso a presidente fosse derrotada na Câmara, a decisão do colegiado dificilmente teria chances de ser revertida no Senado.

Esta semana, e com mais propriedade, Renan voltou a confirmar seus prognósticos ao jornalista Gerson Camarotti. A situação que se desenha no Senado é totalmente desfavorável ao governo, tendo em vista que mesmo antes do julgamento final, a casa já possui maioria esmagadora a favor da abertura do processo.

A situação está tão clara, no sentido de que Dilma será efetivamente afastada nos próximos dias e que também será definitivamente cassada no decorrer do processo, que já cria constrangimentos para alguns Senadores. O embaraço tem sido lidar com a insistência do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, em apresentar as mesmas defesas formuladas desde o início do processo.

A falta de conexão com a realidade por parte de Cardozo e Dilma é tão absurda que assusta alguns Senadores. O mesmo pode ser dito sobre o papel da base de apoio ao governo, que não possui mais qualquer argumento de peso para justificar tanta irracionalidade. O país precisa de uma definição rápida para começar a sair da crise. O consenso de que Dilma já era é compartilhado por todos nos bastidores, inclusive por parte de Lula e da cúpula do partido. A indignação de muitos em Brasilia tem com a falta de bom senso de Dilma e de seus auxiliares em levar o processo adiante neste caso.

Impeachment impulsiona debandada de prefeitos do PT





Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo junto ao TSE mostra que, a seis meses das eleições municipais, de cada cinco prefeitos do PT eleitos em 2012, um deixou o partido.


Um levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo junto ao Tribunal Superior Eleitoral mostra que, a seis meses das eleições municipais, de cada cinco prefeitos do PT eleitos em 2012, um deixou o partido. A debandada para outros partidos foi impulsionada pela possibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff e pela janela partidária aberta em março. Ao todo, dos 638 prefeitos petistas, 135 pediram desfiliação ou foram expulsos da sigla. O número também abarca gestores que renunciaram ou foram cassados.

Em São Paulo, dos 73 prefeitos petistas, 35 migraram, enquanto no Paraná foram 18 dos 40. No Rio de Janeiro, só quatro dos 11 prefeitos eleitos mantiveram-se no partido. Os três estados concentram as maiores perdas da sigla, mas o movimento não se restringe às regiões governadas pelo PMDB e pelo PSDB, e afeta também Bahia e Minas Gerais, estados comandados por petistas.

No Mato Grosso do Sul, a prisão do senador Delcídio do Amaral, em 25 de novembro do ano passado, estimulou a debandada no estado: oito dos 13 prefeitos deixaram a legenda. A maior parte das desfiliações ocorreu neste ano.

O levantamento mostra que entre outubro e abril, o número de desfiliações quase dobrou. Na pesquisa realizada em outubro, 69 prefeitos eleitos em 2012 pelo PT haviam abandonado o partido. Naquela época, os fatores determinantes para esse movimento eram a grave crise econômica e os desdobramentos das investigações da Operação Lava Jato.

O cenário de debandada de prefeitos no entanto não preocupa o secretário de organização nacional do PT, Florisvaldo Souza. “Temos um golpe em curso. Não estamos preocupados com quem saiu, mas sim com quem ficou e vai defender a democracia e nosso legado”, afirmou o secretário, para quem a maioria dos prefeitos que migraram não possuía raízes no partido. “São pessoas que vieram na onda e na onda saíram. Estão mais interessadas em objetivos eleitorais do que programático”, avalia Florisvaldo.


sábado, 23 de abril de 2016

Denúncia do sítio em Atibaia (SP) será primeira acusação contra Lula na Lava Jato

POR RICARDO BRANDT, FAUSTO MACEDO E JULIA AFFONSO - 23/04/2016.

Independentemente da decisão do STF, que determinará se compete à Procuradoria em Brasília ou em Curitiba processar ex-presidente, força-tarefa considera ter provas para levar petista a banco dos réus por envolvimento no esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobrás
FOTO AEREA SITIO LAUDO
A força-tarefa da Operação Lava Jato considera ter elementos para levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao banco dos réus, acusado de envolvimento com a organização criminosa que corrompeu e lavou dinheiro desviado da Petrobrás – independentemente de qual instância ele será processado. O inquérito sobre a compra e reforma do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), será a primeira acusação formal entregue à Justiça.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá ainda se Lula pode assumir o cargo de ministro da Casa Civil e se ele será denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR), considerando o direito ao foro especial por prerrogativa de função, ou se as acusações poderão ser apresentadas pela Procuradoria, em Curitiba, diretamente ao juiz federal Sérgio Moro – dos processos em primeiro grau da Lava Jato.
Alvo em Curitiba de três frentes de apuração na Lava Jato – as outras duas envolvem o tríplex 164 A, da OAS, no Guarujá, e os pagamentos e repasses para o ex-presidente via sua empresa de palestras, a LILS, e para o Instituto Lula -, a que envolve o sítio de Atibaia é a mais robusta, na avaliação dos investigadores. Os inquéritos estão suspensos depois que ele foi nomeado ministro da Casa Civil pela presidente Dilma Rousseff, no dia 17, e o tema foi levado ao Supremo.

contrato gaveta sitio lula

CONTRATO GAVETA SITIO LULA 4
A peça apontará a família do ex-prefeito de Campinas (SP) e amigo de Lula Jacó Bittar (PT) como “laranjas” na ocultação da propriedade, adquirida em 2010 pelo valor declarado de R$ 1,5 milhão. Os registros de escritura em nome dos donos oficiais, um “contrato de gaveta” em nome do ex-presidente e da mulher, Marisa Letícia, encontrado nas buscas e depoimentos dos investigados farão parte da acusação
O compadre e defensor jurídico do ex-presidente Roberto Teixeira também será citado como parte da operação de formalização do negócio. Oficialmente a propriedade está registrada em nome de um dos filhos de Bittar, Fernando Bittar, e do empresário Jonas Suassuna – ambos sócios do filho de Lula. O registro de compra do imóvel foi realizado pelo escritório de Teixeira.
escritura sitio bittar
Obra de presente. Com base nas notas fiscais localizadas nas buscas e apreensões, depoimentos colhidos e movimentações bancárias analisadas, a Lava Jato também vinculará os desvios de recursos na Petrobrás à reforma executada no sítio e a manutenção de bens referentes a Lula. OAS, Odebrecht e o pecuarista José Carlos Bumlai serão vinculados aos serviços executados, como compensação por obras loteadas pelo cartel.
ANOTAÇÕES REFORMAS SITIO





PLANTA REFORMA SITIONOTA MOVEIS HOFNER LULA
ORÇAMENTO MOVEIS HOFFELDER

Considerado pela Lava Jato um “resolve problemas” de Lula, o papel de Bumlai como responsável por parte da obra de reforma no sítio, como favor ao amigo ex-presidente será destacado na denúncia. Um dos pontos é o empréstimo do arquiteto Igenes Irigaray Neto, que trabalhava nas usinas do pecuarista e foi enviado para Atibaia para cuidar da reforma. Notas de compra de material em seu nome ajudarão a comprovar materialmente sua ligação com os serviços.
NOTA EM NOME IGENES
No caso da OAS, ela será citada, além de ter feito a reforma, pelo custeio da mudança e armazenamento de bens de Lula, retirados de Brasília, após ele deixar a Presidência.
Em documento enviado ao STF, a defesa de Lula sustenta que o sítio foi comprado pelo amigo Jacó Bittar para convívio das duas famílias, após ele deixar a presidência, em 2011. Ao Estado, o defensor de Lula Cristiano Zanin Martins informo que o “MPF tem conhecimento, em virtude de provas documentais, de que (i) o sítio foi comprado com recursos provenientes de Jacó Bittar e de seu sócio Jonas Suassuna; (ii) que Fernando Bittar e Jonas Suassuna custearam, com seu próprio patrimônio, reformas e melhorias no imóvel; (iii) que Fernando Bittar e sua família frequentaram o sítio com a mesma intensidade dos membros da família do ex-Presidente Lula, estes últimos na condição de convidados”.
“O ex-Presidente Lula e seus familiares foram submetidos a uma ilegal devassa por decisões do juiz Sérgio Moro, a pedido do MPF. A despeito disso, não lograram localizar qualquer elemento concreto que pudesse basear uma acusação — seja em relação à propriedade do imóvel, seja em relação às reformas feitas no imóvel”, disse o advogado de Lula.
Para a Procuradoria, todo material encontrado no sítio, bem como as notas de compra em nome do segurança do ex-presidente Rogério Pimentel apontam que ele era o verdadeiro dono da propriedade. Notas como compra de material para piscina e os registros de envio de materiais – como itens da adega presidencial – farão parte desse item.
NOTA ROGÉRIO PIMENTEL COMPRA LONA PISCINA
Os procuradores apontarão que “o ex-presidente da República tinha ciência do estratagema criminoso e dele se beneficiou”. Segundo sustentará a denúncia, as etapas de aquisição, reforma e decoração do sítio em Atibaia “revelam operações sucessivas de lavagem de dinheiro no interesse de Luiz Inácio Lula da Silva”. A origem ilícita dos recursos empregados na compra, reforma e decoração do imóvel, advindos de crimes antecedentes praticados pela Odebrecht, OAS e Usina São Fernando (de Bumlai) integram os elementos que apontarão os estratagemas para dissimulação e ocultação do negócio.
VISTA INTERNA SITIO COZINHA
ROUPAS LULA SUITE SITIO
Quebra-cabeça. Até março, procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba consideravam estar a um delator de completar o quebra cabeça acusatório contra Lula – como se tivessem o cenário da imagem já definido, restando apenas uma peça para completar o desenho.
A delação do senador Delcídio Amaral (ex-PT-MS), ex-líder do governo no Senado, ajudou a definir esse cenário, em que Lula é pintado pela Procuradoria como um dos líderes, junto com personagens como o ex-ministro José Dirceu – que será condenado no próximo mês pelo juiz Sérgio Moro -, do esquema de sistematização da corrupção no governo. Além do fatiamento político entre partidos da base – PT, PMDB, PP e PTB -, teriam sido criadas regras para a propina. Com o esquema teria sido montada a base de sustentação para a governabilidade, uma versão ampliada do mensalão, e pagos valores também para a oposição.
BRASAO LM
ADEGA LULA
A figura do delator bomba é considerada peça faltante ainda no caso do tríplex no Guarujá, que deve ser a segunda peça de acusação formal a Justiça contra Lula, segundo esperam os investigadores. Lula será denunciado nesse caso por lavagem de dinheiro, sendo beneficiado pela OAS, uma das líderes do cartel que atuava Petrobrás, com a reforma e decoração do imóvel com dinheiro oriundo de corrupção. As tratativas para um acordo com o ex-presidente da empreiteira José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, mesmo que distantes de um final, poderão completar esse quadro.
O inquérito considerado o mais incipiente é o que trata das palestras, pós-Presidência, via empresa LILS, Palestras, Eventos e das doações ao Instituto Lula. Nessa frente, um delator que confirme que os repasses e pagamentos por palestras podem ter ocultado propina é essencial para investigadores.
COM A PALAVRA, O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Por meio de assessoria de imprensa, o criminalista Cristiano Zanin Martins, defensor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota:
“Toda a documentação relativa à compra do sítio Santa Bárbara, inclusive com a origem dos recursos utilizados, foi apresentada ao Ministério Público Federal por Fernando Bittar em 18/03/2016.
O MPF tem conhecimento, em virtude de provas documentais, de que (i) o sítio foi comprado com recursos provenientes de Jacó Bittar e de seu sócio Jonas Suassuna; (ii) que Fernando Bittar e Jonas Suassuna custearam, com seu próprio patrimônio, reformas e melhorias no imóvel; (iii) que Fernando Bittar e sua família frequentaram o sítio com a mesma intensidade dos membros da família do ex-Presidente Lula, estes últimos na condição de convidados.
O ex-Presidente Lula e seus familiares foram submetidos a uma ilegal devassa por decisões do juiz Sérgio Moro, a pedido do MPF. A despeito disso, não lograram localizar qualquer elemento concreto que pudesse basear uma acusação — seja em relação à propriedade do imóvel, seja em relação às reformas feitas no imóvel.
É muito grave, especialmente diante do histórico acima, a informação de que alguns membros do MPF, inclusive da sua principal estrutura, teriam antecipado a jornalistas de “O Estado de S.Paulo” que pretendem apresentar denúncias em série contra o ex-Presidente Lula, seus familiares e amigos.
Tal conduta, se confirmada, representará um verdadeiro atentado à Constituição Federal, pois alguns membros do MPF estarão utilizando de um amplo poder que lhes foi conferido para ferir a dignidade de pessoas e para tentar subverter o princípio da presunção de inocência, não só mediante a formulação de denúncias contra pessoas que sabem serem inocentes, mas ao darem publicidade antecipada a esse ato.
Configurará, ainda, um atentado a Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário, que asseguram, dentre outras coisas, o direito à integridade pessoal — física, psíquica e moral — e a presunção de inocência, inclusive como regra de tratamento, impedindo que seja feito qualquer juízo moral antecipado, fundado em situações juridicamente ainda não definidas.
Por isso, caso esse grave fato seja confirmado, serão tomadas todas as providências para restabelecer as garantias constitucionais e aquelas estabelecidas nos Tratados Internacionais e, ainda, para que sejam punidos todos os agentes que insistem em desrespeitar o segredo de justiça estabelecido pela mais Alta Corte do País.
Fonte: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/